Nos transtornos do neurodesenvolvimento, inteligência fluída e habilidades visuoespaciais são dois construtos considerados relevantes para a sua compreensão. Alguns desses transtornos são o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os transtornos de leitura (DL). Para o primeiro, os dois construtos têm se mostrado uma potencialidade nos casos diagnosticados apesar dos poucos instrumentos conseguirem capta-la. Por sua vez, nos DL, comumente há inteligência similar à média da população com desenvolvimento típico, mas habilidades visuoespaciais deficitárias. Assim, o estudo utilizou o Teste de Matrizes Progressivas de Raven (MPCR) para mensurar raciocínio lógica, percepção visual e habilidades visuoespaciais, que são funções correlatas à inteligência fluída as habilidades visuoespaciais. O objetivo, portanto, foi comparar o desempenho de crianças com TEA e crianças com DL com crianças com desenvolvimento típico (DT). A principal hipótese é das crianças com TEA apresentarem desempenho superior aos demais grupos devido ao estilo cognitivo de perceber melhor as partes/fragmentos em detrimento do todo ao processar informações.
Highlights
Referência:
Sbicigo, J. B., Bosa, C. A., Bandeira, D. R., Salles, J. F. D., & Teixeira, M. C. T. V. (2019). Desempenho no teste de raven: diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura. Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun 2019), p. 192-200.
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