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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 795-1

Poster (Painel)


795-1

Comparação de características de personalidade entre praticantes de dança competitiva e praticantes que não competem

Autores:
Frainer, J1, Silveira, R.1, Frischknecht, G,1, Schweitzer, F.1, Nunes, C.1, Pesca, A. D.1, Cruz, R. M.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (CFH, Sala 13A Campus Universitário Trindade CEP 88.040-970, Florianópolis SC)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Existe uma variedade de definições para o construto personalidade. Contudo, considerado uma teoria explicativa e preditiva da personalidade humana, o Modelo dos Cinco Grandes Fatores é um dos mais expressivos que descrevem a estrutura da personalidade mediante teorias fatoriais e a teoria dos traços com base em cinco fatores: Neuroticismo, Extroversão, Socialização, Realização e Abertura a novas experiências. Os traços de personalidade podem interferir diretamente na adesão, satisfação e desempenho de exercícios físicos, e nesse contexto, a dança vem sendo, cada vez mais, utilizada como um meio de aprimorar aspectos físicos, psicológicos, qualidade de vida e saúde. O objetivo desse estudo foi comparar características de personalidade de praticantes de dança competitiva e não competitiva. A amostra foi de 70 praticantes de dança, sendo 23 do sexo masculino e 43 feminino, com idades predominantes entre 21 e 30 anos, de academias de Florianópolis/SC. Foram aplicados um questionário de perfil para identificar idade, sexo, modalidade de dança e tempo de prática, e a Bateria Fatorial de Personalidade (Nunes, Hutz & Nunes, 2013) para avaliar as dimensões de personalidade. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e paramétrica. Os principais resultados demonstraram que os praticantes de dança competitiva apresentaram médias mais elevadas nos fatores Neuroticismo, Extroversão e Abertura a novas experiências, entretanto, nenhuma das comparações apresentou diferença estatisticamente significativa. Em avaliação psicológica, características de diferentes populações devem, sempre, ser levadas em consideração. Ao serem ampliados, estudos como esse podem contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de instrumentos de mensuração de construtos psicológicos. Identificar aspectos de personalidade de bailarinos competitivos e não competitivos pode, ainda, subsidiar estratégias relacionadas à avaliação e intervenção em Psicologia do Esporte e do Exercício, especialmente, no que se refere à sua relação com a adesão para a prática e a qualidade do desempenho.

Palavras-chave:
 Dança, Psicologia do Esporte e do Exercício, Personalidade