Português Inglês Espanhol

Perguntas frequentes

Como cadastrar um novo laboratório de pesquisa no site do IBAP?

O IBAP possui alguns critérios para inclusão e manutenção da divulgação de links de laboratórios de pesquisa, que são:

  • O responsável pelo laboratório deve ser associado ativo do IBAP;
  • O responsável pelo laboratório deve possuir registro na Plataforma Lattes;
  • O laboratório deve ser vinculado à uma instituição brasileira de Ensino Superior reconhecida pelo MEC;
  • O laboratório precisa ter produtividade científica contínua (i.e., pesquisas publicadas) na área de avaliação psicológica.

Caso seu laboratório de pesquisa atenda a esses critérios, por favor preencha o cadastro clicando aqui.

 

Como faço para divulgar uma pesquisa no site do IBAP?

Os interessados em divulgar links de pesquisa para resposta via formulário online deverão enviar um e-mail para secretaria@ibapnet.org.br. O e-mail deve conter: a) Pesquisador responsável pelo estudo e instituição ao qual está vinculado; b) Título do projeto e número de aprovação do mesmo por um Comitê de Ética em Pesquisa; c) link para divulgação. A solicitação será analisada pela diretoria e só será aprovada se tiver relação com a área de avaliação psicológica e interfaces, tiver aprovação de algum comitê de ética em pesquisa e for conduzida por pesquisadores e /ou discentes associados ao IBAP.

Se aprovada, a divulgação será feita no site do IBAP (na aba Divulgações) e ficará disponível até que o responsável faça solicitação para ser retirada do ar.

Apenas associados ao IBAP podem divulgar pesquisas em nosso site.

 

Como faço para divulgar eventos no site do IBAP?

Para divulgar um evento pelo nosso site ou mailing, os interessados deverão enviar um e-mail para secretaria@ibapnet.org.br. O e-mail deverá conter: a) entidade realizadora; b) arte para divulgação. Terão prioridade na divulgação eventos de entidades parceiras. Apenas eventos da área de avaliação psicológica e suas interfaces são divulgados pelo IBAP.

 

Como faço para minha sociedade/associação se tornar parceira do IBAP?

Para que a sua sociedade/associação se torne uma parceira do IBAP, será necessário enviar um e-mail para secretaria@ibapnet.org.br contendo solicitação formal de parceria. A entidade interessada deverá enviar uma proposta de termo de cooperação que inclua benefícios e contrapartidas para ambas as entidades. A proposta será analisada pela diretoria em tempo oportuno.

 

Se eu não pagar a anuidade de associação do IBAP, tenho meu cadastro cancelado?

Não. O seu cadastro como associado do IBAP apenas será cancelado se uma mensagem solicitando o cancelamento for enviada ao e-mail secretaria@ibapnet.org.br. Ademais, a ausência de pagamento NÃO IMPLICA na inclusão de seu nome em mecanismos de proteção ao crédito. Contudo, apenas associados com anuidades em dia possuem direito a voto em assembleias do IBAP, descontos no congresso do IBAP e em eventos parceiros e demais benefícios disponíveis na área do associado.

 

Sou membro de uma sociedade parceira, tenho direito a descontos nos eventos do IBAP?

Sim, associados com anuidades em dia possuem descontos em eventos de entidades parceiras. Este desconto varia de entidade a entidade e depende do termo de cooperação assinado entre ambas. Atualmente, o IBAP possui parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivas (ASBRO) e Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+).

 

O IBAP pode indicar um psicólogo que trabalhe com avaliação psicológica na região em que moro?

Não. O IBAP não disponibiliza de uma lista de profissionais habilitados para prática da avaliação psicológica. O registro dos psicólogos é feito junto ao Conselho Federal de Psicologia e aos Conselhos Regionais. Caso precise de indicações de psicólogos, você deverá entrar em contato com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) mais próximo a localidade em que mora.

 

Como ter acesso aos artigos da Revista de Avaliação Psicológica?

A Revista de Avaliação Psicológica disponibiliza seus artigos científicos via internet, por meio do site: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1677-0471.

 

O IBAP pode me orientar com relação a que testes devo usar em uma avaliação psicológica?

Não. O psicólogo deverá acessar a lista do SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos), por meio do site http://satepsi.cfp.org.br/. Lá você encontrará a informação sobre os testes com parecer favorável para uso profissional do psicólogo e também a informação sobre as editoras que vendem o teste. Para conhecer mais sobre os testes, você poderá se dirigir as livrarias/representantes que vendem os testes ou aos Conselhos Regionais de Psicologia, que geralmente dispõem de um mostruário em que você poderá consultar os manuais dos testes e informações detalhadas sobre os mesmos.

 

Como posso organizar e coordenar uma especialização em Avaliação Psicológica apoiada pelo IBAP?

Os professores doutores, pesquisadores da área de avaliação psicológica, poderão enviar propostas de especialização em avaliação psicológica ao IBAP, para que usem o nome do IBAP como um parceiro que apoia a realização do curso. A proposta será analisada pela diretoria e conselho do IBAP, que considerará os seguintes aspectos para firmar o apoio a especialização:

  • O coordenador da especialização precisa ser psicólogo, doutor em Psicologia, com produção acadêmica na área de avaliação psicológica;
  • Os professores devem ser psicólogos, preferencialmente doutores em Psicologia, com produção acadêmica na área de avaliação psicológica;
  • A grade de disciplinas deve ser compatível com a produção científica atual da área de avaliação psicológica;
  • O IBAP deverá receber um apoio financeiro a ser destinado à realização dos seus Congressos, por meio de um percentual do lucro do curso;
  • A especialização deve oferecer um apoio anual no valor de R$2.000,00 destinado à publicação da Revista de Avaliação Psicológica.

 

O IBAP oferece pós-graduação em avaliação psicológica ou indica uma pós-graduação em avaliação psicológica?

Não. O IBAP não é uma instituição de ensino, portanto, não oferece, ele próprio, cursos de pós-graduação ou formação em avaliação psicológica. Ademais, no momento, o IBAP não oferece recomendações de cursos de avaliação psicológica. Informações sobre pós-graduação em avaliação psicológica podem ser obtidas com maior precisão junto à CAPES, que regula a pós-graduação no Brasil. Há muitos cursos que trabalham com pós-graduação stricto senso em outras áreas, mas têm, em seu corpo docente, professores especialistas em Avaliação Psicológica que desenvolvem estudos em linhas de pesquisa atreladas à área da Avaliação Psicológica.

 

Qual a periodicidade do Congresso Brasileiro em Avaliação Psicológica?

O Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica acontece a cada dois anos. Informações atualizadas sobre as edições do congresso podem ser encontradas na aba Eventos, em nosso site.

Mural

Nota de posicionamento do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB)

Sobre o livro comercializado pela Editora Pearson Clinical Brasil / Casa do Psicólogo

Nota informativa dos Grupos de Trabalho em Avaliação psicológica da Anpepp sobre publicações comerciais que estão em desacordo com as diretrizes propostas pelo Conselho Federal de Psicologia