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Nota Orientativa sobre ensino da Avaliação Psicológica em modalidade remota no contexto da pandemia de Covid-19

31/03/2020

Tendo em vista as demandas oriundas de profissionais que atuam com o ensino de Avaliação Psicológica em Instituições de Ensino Superior, a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), juntamente com as entidades representativas da área e que integram o FENPB, apresentaram sugestões para as(os) profissionais que necessitam adequar sua prática de ensino, ofertando componentes curriculares da área de Avaliação Psicológica na modalidade a distância.

A nota salienta que é preciso continuar garantindo o sigilo sobre os testes psicológicos mesmo diante deste cenário de necessidade de algumas adaptações provisórias. Estamos vivenciando um momento único que exige certas flexibilidades, no entanto não podemos desconsiderar a formação da(o) psicóloga(o) assim como a prática da Avaliação Psicológica. Nesse sentido, devemos evitar expor conteúdos restritos sobre a Avaliação Psicológica, tendo o dever ético de continuar prezando pelo sigilo de técnicas e materiais restritos à(ao) profissional.

Assim há a preocupação de que não apenas discentes graduandas(os) de Psicologia tenham acesso aos conteúdos; agravando-se o fato de que haveria facilidade para que as aulas fossem gravadas e seus conteúdos ficassem disponíveis on-line, o que prejudicaria o caráter confidencial e privativo desses instrumentais. O uso indiscriminado e descontextualizado por pessoas não habilitadas pode induzir a erro e causar danos psicológicos e sociais.

Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://site.cfp.org.br/nota-orientativa-sobre-ensino-da-avaliacao-psicologica-em-modalidade-remota-no-contexto-da-pandemia-de-covid-19/