Português Inglês Espanhol

Compêndio reúne referências teóricas sobre avaliação psicológica.

09/07/2019

Uma parceria entre a Editora Vozes e o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) deu vida a um projeto que foi idealizado há quase duas décadas. A recente publicação do Compêndio de Avaliação Psicológica, é um marco para a área, que, ao longo dos anos, tem oferecido um avanço científico e tecnológico importante para a Psicologia brasileira. É o que afirma um dos organizadores do livro – e próximo diretor do IBAP (biênio 2019 – 2021) – Makilim Nunes Baptista.

“Alguns pontos podem ser mencionados para a justificativa de um compêndio, já que, em primeiro lugar a Avaliação Psicológica (AP) alcançou, no Brasil, maturidade necessária para ser considerada uma área bem estabelecida no país. Essa maturidade se deu nos programas de pós-graduação, por diversos pesquisadores renomados no cenário nacional e, quiça internacional. A produção científica da área também vem ganhando espaços em livros e periódicos reconhecidamente importantes no Brasil, assim como no exterior, por intermédio de publicações de qualidade”, comenta.

A Avaliação Psicológica é uma área da Psicologia que prima e se fundamenta em princípios científicos e éticos, auxiliando diversos profissionais em sua prática investigativa sobre o comportamento humano. Esta obra reúne conteúdos produzidos por profissionais reconhecidos e renomados e nasce para contribuir com a formação continuada e prática qualificada do profissional psicólogo.

“O livro pode ser de crucial importância para uma gama bastante vasta de estudantes e profissionais, desde graduandos, pós-graduandos, até profissionais que estão iniciando na área, bem como aqueles já bem estabelecidos e com conhecimentos bastante avançados”, indica Makilim.

O Compêndio foi dividido em seis capítulos: aspectos históricos e profissionais da avaliação psicológica; a prática da avaliação psicológica em contextos específicos; construtos cognitivos e híbridos; avaliação da personalidade e avaliação de transtornos mentais e quadros patológicos, que propõem novas visões em contextos diferenciados da AP.

O leitor vai encontrar capítulos escritos por pesquisadores altamente gabaritados, das mais diversas instituições públicas e privadas, e que se dedicam, no seu dia a dia, a desenvolver e ampliar os conhecimentos que profissionais voltados à área necessitam em sua prática. O texto traz casos e exemplos práticos do cotidiano do psicólogo, além de revisões teóricas atualizadas sobre temáticas de fundamental importância no cenário nacional.

O autor ainda adianta que será uma leitura agradável. “Este conteúdo de grande alcance abrange a história da avaliação psicológica no Brasil, regras e leis que regem a profissão, métodos e técnicas estatística e de pesquisa da área, modus operandi de psicólogos especialistas, referencial teórico baseado no estado da arte da literatura nacional e internacional, além de casos clínicos e exemplos da prática cotidiana. Os capítulos são escritos independentemente, no entanto, estão todos alinhavados a fim de propiciar uma leitura prazerosa e entretida”, encerra.