Português Inglês Espanhol

Development and Psychometric Testing of the Suicidal Recovery Ability Scale (SRAS) for Assessing Individuals Who Have Attempted Suicide

04/09/2018

Os programas de prevenção ao suicídio aumentaram bastante nas últimas décadas, devido à maior preocupação global a respeito do tema. Eles têm se mostrado eficazes em diminuir o número total de mortes por essa causa, mas não necessariamente as tentativas. Isso mostra que os pacientes não estão, de fato, se recuperando bem após tentarem o suicídio. Trata-se de um grande problema, já que uma tentativa eleva o risco para outras.

Uma das razões para esse cenário pode ser justamente a dificuldade de mensurar a habilidade de recuperação de cada paciente, permitindo que eles recebam a intervenção correta. Para isso, a The Suicidal Recovery Ability Scale (SRAS) foi criada, partindo de teorias pré-existentes a respeito de como deveria ocorrer a recuperação pós-suicídio. A ideia é que ela possa ser usada por enfermeiras que atendam ao paciente na emergência hospitalar. O estudo, dessa forma, trata sobre a criação da escala e do teste de suas propriedades psicométricas. No futuro, a SRAS pode vir a ser uma ferramenta muito útil tanto na prevenção quanto na intervenção com pacientes suicidas.

Highlights:

  • A escala tem 15 questões e suas propriedades psicométricas são boas.
  • Ela mede a habilidade de recuperação de um suicídio.
  • Tem três subdimensões: autoconsciência, coping e tentar viver satisfatoriamente.
  • Ser religioso, ser mulher ou ter um emprego permitem uma recuperação mais fácil.
  • Quanto maior o número de tentativas, menor a habilidade de recuperação.

 

Referências: Sun, Fan-Ko & Lu, Chu-Yun & Huang, Hui-man & Yu, Pei-Jane & Chiang, Chun-Ying. (2018). Development and Psychometric Testing of the Suicidal Recovery Ability Scale (SRAS) for Assessing Individuals Who Have Attempted Suicide. Issues in Mental Health Nursing. 1-8. 10.1080/01612840.2018.1463325.