Português Inglês Espanhol

Escala Breve de Autocontrole (BSCS): Adaptação e Validação no Contexto Brasileiro

31/03/2020

O autocontrole é uma capacidade individual de alterar os próprios comportamentos, emoções e pensamentos. Pode acontecer mediante necessidades ambientais ou demandas e esquemas internos do self. Um dos instrumentos psicométricos mais utilizados para sua mensuração é a Self-Control Scale, em particular sua versão breve. Apesar da estabilidade do modelo unidimensional no estudo original, sua replicabilidade estrutural não foi corroborada. O presente estudo tem por objetivo oferecer informações sobre validade de construto em amostra brasileira, incluindo avaliação de modelos bidimensionais alternativos. Foram realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, e a adequação do modelo foi avaliada por meio de índices de ajuste. Os resultados são discutidos com base na literatura vigente e na relação da escala com outros instrumentos que fazem uso de diversas medidas do construto de autocontrole.

 

Highlights:

  • A amostra foi composta por 405 brasileiros (61,2% mulheres) com idades entre 18 e 46 anos. Trata-se de uma amostra por conveniência, sendo 94,1% de participantes do RJ.
  • Instrumentos utilizados: Escala Breve de Autocontrole (BSCS), Inventário de Adiamento de Gratificação (DGI-35), Escala de Impulsividade de Barratt (BIS-11), Escala de Felicidade Subjetiva (SHS), Escala de Positividade (PS), Escala de Satisfação com a VIDA (SWLS) e os fatores de Concienciosidade e Neuroticismo dos Marcadores Reduzidos de Personalidade (MRP)
  • O modelo bifatorial de 13 itens que divide a escala nos fatores Autodisciplina e Controle de Impulsos não obteve um ajuste adequado aos dados.
  • A BSCS correlacionou-se negativamente com a BIS-11 e com Neuroticismo.
  • A BSCS correlacionou-se positivamente com as escalas DGI-35, SHS, PS, SWLS e com o fator de conscienciosidade dos MRP.
  • As correlações entre a BSCS, a SHS, a PS e a SWLS reforçam a hipótese de que o autocontrole está relacionado com a felicidade e satisfação com a vida.
  • Foi possível aferir as qualidades psicométricas do instrumento assim como garantir a adequação do modelo adaptado unidimensional. Na opinião dos autores, essa é a melhor estrutura possível.

 

Referência:

Figueira, G. L., de Farias Dutra, D., dos Santos, P. P. P., & Damásio, B. F. (2019). Escala Breve de Autocontrole (BSCS): Adaptação e Validação no Contexto Brasileiro. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 18(4), 411-418.

Artigo completo disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7267101.pdf