Português Inglês Espanhol

Inventário de Coping para Atletas em Situação de Competição: Evidências de Validade

13/09/2019

Coping pode ser compreendido como um processo de interação entre indivíduo e ambiente, cuja função é a administração de situações estressoras e deve ser avaliado de maneira multidimensional. No contexto esportivo, estratégias de enfrentamento eficazes possibilitam mais sucesso e qualidade de vida. No entanto, avaliar as estratégias de enfrentamento ainda é uma tarefa complexa. Seguindo o modelo do Inventário Multifatorial de Coping para Adolescentes e visando suprir lacunas sobre estratégias de enfrentamento frente a situações competitivas no ambiente esportivo, Wiethaeuper e Balbinotti construíram o Inventário de Coping para Atletas em Situação de Competição (ICASC-40). O objetivo a pesquisa é verificar a qualidade psicométrica do inventário, relação com outras variáveis relacionadas e precisão.

 

Highlights:

  • A amostra foi composta por 243 atletas, 55,6% homens, idades entre 14 e 47 anos, praticantes de diferentes modalidades esportivas.
  • Para avaliação da estrutura interna do ICASC-40, realizou-se análise fatorial exploratória. Como método de retenção de fatores, empregou-se a análise paralela.
  • A análise fatorial exploratória foi antecedida da apreciação dos indicadores de adequação da matriz de correlação, Kaiser-Meyer-Olkin e Teste de Esfericidade de Bartlett.
  • Os indicadores de precisão do ICASC-40 podem ser classificados como muito bons quanto a avaliação das grandes dimensões.
  • Por meio de análises fatoriais confirmatórias, verificou-se a adequação dos índices para os modelos compostos por fatores correlacionados entre si.
  • Os resultados indicaram bons níveis de consistência interna por meio dos métodos alfa de Cronbach e ômega de McDonald.
  • Conclui-se que o instrumento é uma medida adequada de coping frente à situação de competição esportiva, confirmando a hipótese sobre a estrutura bidimensional, bem como da capacidade do instrumento em avaliar as estratégias específicas.

 

Referência:

Peixoto, Evandro Morais, Campos, Carolina Rosa, Nakano, Tatiana de Cássia, Balbinotti, Marcos Alencar Abaide, & Palma, Bartira Pereira. (2019). Inventário de Coping para Atletas em Situação de Competição: Evidências de Validade Inventário de Coping para Atletas em Situación de Competición: Evidencias de Validez. Avaliação Psicológica18(1), 1-12. DOI: 10.15689/ap.2019.1801.15473.01

Acessar em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712019000100002

Mural

Associe-se ao IBAP e tenha acesso ao Boletim com importantes atualizações na área de AP

Propostas da diretoria 2019-2021