Português Inglês Espanhol

Desenvolvimento do Subteste de Leitura do Teste de Desempenho Escolar II

29/08/2019

A leitura de palavras é uma habilidade essencial para diversas atividades do cotidiano, sendo crucial o seu uso eficiente. Além da importância de seu ensino, é fundamental realizar avaliações do desempenho nessa tarefa. Nesse cenário de avaliação, o Teste de Desempenho Escolar (TDE) busca avaliar a aprendizagem de forma ampla, fornecendo objetivamente uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar (leitura, escrita e aritmética). O subteste de Leitura do TDE tem como finalidade avaliar de forma breve a capacidade de ler palavras. Tendo em vista a necessidade de atualizar as normas de instrumentos de avaliação psicológica, o estudo teve por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do subteste de Leitura do TDE-II, bem como verificar evidências relacionadas ao conteúdo e à estrutura interna do teste, além de aferir parâmetros de fidedignidade.

 

Highlights

  • A amostra foi constituída por 661 estudantes (idades entre 6,34 e 17,75 anos; M = 10,17; DP = 2,43) do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre;
  • O subteste foi dividido em duas versões: a versão A para estudantes de 1º a 4º ano e a versão B para 5º a 9º ano;
  • A versão atualizada do subteste demonstrou avaliar apropriadamente os estudantes, identificando aqueles que apresentam dificuldades na habilidade de leitura de palavras;
  • O subteste apresenta-se mais aprimorado do que sua versão original, uma vez que traz itens mais adequados para a avaliação da habilidade de leitura;
  • O subteste manteve o caráter de ser destinado à triagem da dificuldade de ler palavras;
  • Os itens apresentam propriedades psicométricas adequadas, representando fielmente o traço latente. Ademais, a unidimensionalidade encontrada em cada versão do instrumento indica que os itens estão medindo um mesmo construto.

 

Referência:

Athayde, M. L., Mendonça Filho, E. J., Fonseca, R. P., Stein, L. M., & Giacomoni, C. H. (2019). Desenvolvimento do Subteste de Leitura do Teste de Desempenho Escolar II. Psico-USF, 24(2), 245-257. DOI: 10.1590/1413-82712019240203

Link para acesso ao artigo completo:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000200245&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Mural

Propostas da diretoria 2019-2021

Carta aberta da diretria do IBAP (gestão 2019-2021) sobre eleições do CFP