Português Inglês Espanhol

Divulgação de Pesquisa - Atuação de Psicólogas/os no Âmbito da Execução Penal

14/06/2018

Prezados(as) Senhores(as), 

O grupo de trabalho Psicologia e Sistema Prisional, do Sistema Conselhos de Psicologia, lançou, no dia 17 de maio, questionário dirigido a profissionais da Psicologia que atuam na execução penal nos poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, em suas esferas federal e estadual.

O questionário, que pode ser acessado no endereço http://www2.cfp.org.br/consultapublica/2018/prisional/, busca levantar os fazeres de profissionais que atuam no sistema. A iniciativa, fruto das ações do colegiado da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (Apaf), foi elaborado segundo metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).

O prazo para preenchimento do questionário expira em 17 de julho. Os dados serão utilizados na elaboração de referências técnicas para atuação de profissionais da área no sistema prisional.

O levantamento vai permitir fazer um mapeamento de profissionais que trabalham no sistema prisional e em outros órgãos que atuam na execução penal, como o Tribunal de Justiça, Central de Penas Alternativas, Centrais de Monitoramento Eletrônico, Defensorias Públicas e Ministério Público. A proposta é que a pesquisa subsidie estratégias do Sistema Conselhos de Psicologia e auxilie a conhecer a realidade de trabalho e os dilemas ético-profissionais no cotidiano do trabalho desses profissionais.

Atenciosamente,

Rogério Giannini
Conselheiro Presidente
Conselho Federal de Psicologia

Mural

APAF reconhece Avaliação Psicológica enquanto especialidade em psicologia

70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

IBAP reforça as palavras da ULAPSI sobre a pertinência de promover uma reflexão que nos leve a fortalecer nosso compromisso com a vida.